top of page
Buscar
Foto do escritorGabi Valadão

Você conhece a Carta da Terra?

Eu preciso começar esse texto com um desabafo, tem sido muito mais difícil do que eu tinha imaginado ter inspiração para criar conteúdos que conversem entre si e manter minha rotina. Nos últimos dias eu venho começando muitas coisas que acabo não terminando. Porém, eu estava terminando algumas provas do meu curso de Educação Ambiental e uma coisa estava sendo citada diversas vezes: A Carta da Terra.

E isso me chamou muito atenção pela repetição do termo quando falamos de EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA. As vezes pode parecer que são termos que sempre deveriam estar juntinhos, mas quando a gente fala de cidadania, temos que falar sobre acesso! E esse é um dos problemas principais na democratização da educação ambiental, e a carta da terra possui uma linguagem e uma abrangência que podem ser um ótimo ponto de partida para entender como nossa sociedade pode e deve tratar questões desenvolvimento sustentável e responsabilidade compartilhada.

E esse texto se presta a apresentar a Carta e indicar que cada vez mais pessoas se interessem por como utilizá-la. Até por que, esse ano a divulgação da Carta da Terra faz 20 anos! Ou seja, provavelmente muita coisa mudou desde sua criação. E você sabia que durou pelo menos uma década para ela ser elaborada pela Organização das Nações Unidas, na Comissão da Carta da Terra.

E até hoje ela é inspiração para a criação de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. E aqui vão os 3 conselhos que recebi da Carta da Terra e espero que faça vocês pesquisarem mais sobre esse recurso.

1 - Para que tenhamos um mundo mais responsável temos que pensar de forma intercultural!

O que funciona no seu país, estado ou cidade não funciona em todos os lugares do mundo. E para que um dia nos tenhamos uma conversa atual e abrangente sobre questões ambientais PRECISAMOS entender sobre culturas e dilemas de todos os lugares, menos patriota e mais global. Até por que o que acontece aqui no Brasil afeta o mundo todo, da mesma forma do que acontece no Alasca ou na China. Quer exemplo maior que a pandemia mundial?

2 - Para que criemos algo grande precisamos começar do que é fundamental!

Apesar da Carta ser um documento global ela respeita as diferenças e abre a oportunidade dos países realizarem suas leis e práticas a partir de princípios FUNDAMENTAIS. Ou seja, é um convite a colaboração e ao crescimento, a carta te da o que é necessário para começar e o que devemos analisar e te da a oportunidade de coconstruir algo significativo para sua sociedade.

3 - Se você está falando de algo novo e durável é necessário ser inspirador!

A Carta da Terra continua sendo um dos documentos mais importantes no campo da Educação Ambiental pois antiga ou não, é um documento global porém conciso, que demorou muitos anos para ser divulgado porém breve e mais importante é inspirador, demonstra a preocupação MUNDIAL na construção de uma sociedade que não seja apenas mais ecológica , mas também sustentável e pacífica. E é muito difícil que você como individuo ou cidadão também não queira alguma dessas coisas.

E agora, é com vocês. Querem saber mais sobre a carta da terra acesse https://earthcharter.org/ ou https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/carta-da-terra. Onde vocês poderão saber muito mais sobre a Carta da Terra e sua história e aplicabilidade. Vocês sabiam por exemplo que ela foi uma fas bases para a criação da ecopedagogia? Mas isso é assunto para uma próxima!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page