top of page
Buscar
Foto do escritorGabi Valadão

Eu sou como Jane Fonda?

A resposta para essa pergunta é: Sim! e Não.


'What can I do?" é um livro extremamente relacionável, você vê Jane Fonda como uma amiga, uma das minhas maiores inspirações! E ela tem as mesmas preocupações, são as mesma coisas que tiram o meu sono e e o dela. Ela se preocupa em ser útil, não se ela já foi. E ela nos surpreende de novo e de novo.

E um ponto importante nessa leitura é ver como ela também busca inspirações. Seja Greta ou Naomi, ela também teve seu chamado do Herói.


E ela é diferente, Jane tem uma equipe e uma reputação que a segue. Ela é um símbolo e depois de FireDrillFriday mais ainda. Seu casaco vermelho virou até fantasia de halloween.


Lendo esse livro eu me surpreendi quando ela se surpreendeu. Ela se aproximou da juventude e eu me senti lembrada. Ela se lembrou de velhos amigos e eu me emocionei. Ela teve medo, se questionou e resolveu simplesmente ir para a cadeia para que fosse ouvida e um dia eu espero ter sua coragem.


"Why have you done this , gone to jail?" He (um reporter) asked with an edge in his voice

"To get you to cover climate" I replied, and got into a waiting car.


(" Por que você fez isso, foi para a cadeia?" Ele me perguntou em um tom cortante

"Para que vocês cubram o clima" Eu respondi e entrei em um carro que me esperava - em tradução livre)


Esse com certeza é um dos meus livros favoritos de 2020 (Ainda bem, por que eu gastei 1 rim e esperei 6 meses pelo seu lançamento). Eu me sinto forte e inspirada com essa história, as coisas podem começar com 50 pessoas e serem gigantes, começando com Jane Fonda ou com a gente.


Uma das paixões de Jane é lutar por um mundo mais ecológico e por soluções para o clima, mas, não foi só sobre isso que aprendi lendo esse livro e tenho muito orgulho e felicidade de ter tido essa oportunidade.


E Jane ainda nos deixa nosso próprio chamado:


É o momento de votar para nos sentirmos representados, usarmos nossa voz para clamar pelo que acreditamos e usar nossos pés: precisamos estar aonde tudo está acontecendo.


Ler esse livro no meio de uma quarentena me dá aquele sentimento de impotência ao mesmo tempo que me da força para continuar esse trabalho de educação. É uma obra que realmente me educou e eu ainda consegui doar para o Greenpeace, neste momento que todos precisamos de ajudas para continuarmos de pé.


E neste momento eu estou pensando: O QUE EU POSSO FAZER , AFINAL?. Então parabéns Jane Fonda pelo trabalho nesse livro e durante as FireDrillFridays, te admiro ainda mais. E espero que meus leitores também estejam pensando o que eles podem fazer para que tenhamos um mundo mais justo e sustentável!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page